sábado, 21 de março de 2009

Nightwish

NIGHTWISH

Nightwish é uma banda européia de metal

sinfônico, formada em 1996 na cidade de Kitee, Finlândia. A banda é considerada a responsável pela popularização do metal sinfônico e uma das precursoras do Heavy metal.
O Nightwish era popular na Finlândia desde o lançamento de seu primeiro álbum, Angels Fall First (1997), mas foi somente com os álbuns Oceanborn (1998) e Wishmaster (2000) que alcançou o sucesso mundial. Os álbuns seguintes, Century Child (2002) e Once (2004) venderam juntos mais de dois milhões de cópias[ e permitiram que a banda realizasse diversas turnês promocionais, visitando dezenas de países ao redor do mundo.
Em 21 de outubro de 2005 a até então vocalista, Tarja Turunen, foi oficialmente demitida da banda em uma carta aberta para a imprensa e sua sucessora, a sueca Anette Olzon, foi anunciada apenas em 24 de maio de 2007. Em 26 de setembro de 2007 a banda lança seu novo álbum, Dark Passion Play, e no mesmo mês iniciam uma turnê mundial com fim previsto apenas para a primavera de 2009. Um novo álbum tem lançamento previsto apenas para o fim de 2010.
O criador da banda foi Tuomas Holopainen, em julho de 1996. Na época ele tocava teclado em duas bandas, Nattvindens Gråt e Darkwoods My Betrothed, mas sentia vontade de compor suas próprias músicas e como não podia fazê-lo em nenhum dos dois grupos, decidiu criar seu próprio projeto, que intitulou de "Nightwish".] A idéia original era a produção de músicas de caráter acústico, bandas como The Gathering e The 3rd and the Mortal foram grandes inspirações na época.
Em outubro daquele ano ele escreveu três canções, "Nightwish", "The Forever Moments" e "Etiäinen". Em dezembro, convidou para a banda dois amigos de escola, o guitarrista Erno Vuorinen, e a cantora Tarja Turunen. No mesmo mês o grupo lança seu primeiro trabalho, uma fita demo chamada Nightwish.
No início, nenhum deles planejava nada sério, como shows ou álbuns, mas em maio de 1997 eles assinaram um contrato com a gravadora Spinefarm Records, e decidiram lançar uma segunda demo, dessa vez com um baterista, e contrataram Jukka Nevalainen, um velho amigo de Erno. A demo, Angels Fall First, acabou não lançada oficialmente, disponibilizada apenas na Internet. As três canções da demo, com outras quatro composições, viraram o primeiro álbum de estúdio, Angels Fall First, lançado originalmente em edição limitada, 500 cópias, a edição padrão, ao todo com nove canções, ocorreu em novembro de 1997.
O álbum não foi recebido muito bem criticamente, avaliadores como o "Allmusic" deram nota 2 de 5 e disseram que o álbum foi (...)meloso demais(...), e o "The Metal Observer" disse que o lançamento foi drástico em comparação com o último. Mesmo assim, o álbum teve um bom desempenho nas vendas, acabando em 31º na lista dos melhores álbuns de 1997, já o primeiro e único single, "The Carpenter", ficou em 8º nas paradas finlandesas. Para promover o álbum, a banda realizou uma pequena turnê pela Finlândia, Angels Fall First tour, em 1997 e 1998. Durante a turnê, Samppa Hirvonen esteve como membro ocasional tocando baixo, e Marjaana Pellinen esteve como suporte no teclado e como backing vocal.
No verão de 1998, o baixista Sami Vänskä, que havia trabalhado com Tuomas no Nattvindens Gråt , se junta a banda. Em agosto, eles retornaram ao estúdio da Spinefarm Records para a gravação de seu segundo álbum. Em 7 de dezembro de 1998, Oceanborn é lançado apenas na Finlândia. O álbum foi bem mais progressivo e técnico do que Angels Fall First, e foi o responsável pela mudança de estilo da banda e por seu crescimento musical. O álbum teve participação de Tapio Wilska, também do Nattvindens Gråt, em duas músicas, atualmente, ele é o líder da banda de heavy metal Sethian.

A banda na Alemanha em 1999 durante a turnê Oceanborn Europe Tour.
O álbum foi muito bem aceito, o allmusic o descreveu como "(…) uma de suas grandes obras (…)" e descreveu as faixas como "muito fortes". O álbum fez um estrondoso sucesso na Finlândia sendo listado em quinto lugar nas listas de melhores álbuns de 1998, e o primeiro single, "Sacrament of Wilderness," liderou as paradas finlandesas durante semanas. Oceanborn foi inicialmente limitado à Finlândia, mas considerando o sucesso de "Sacraments of Wilderness", a Spinefarm o lançou mundialmente em 1999, com edição especial no Japão. Em agosto de 1999, a banda lança um single independente, "Sleeping Sun (Four Ballads of Eclipse)", escrito em comemoração de um eclipse ocorrido na Alemanha naquele ano. Em um mês, o single vendeu 15 mil cópias na Alemanha, ganhando Disco de ouro, tanto Oceanborn quanto os singles "Sacrament of Wilderness" e "Walking in the Air" também ganharam Disco de Ouro na Finlândia.
Para promover o novo disco, a banda realizou uma nova turnê pela Finlândia, que durou cerca de dois meses e meio, a Summer of Wilderness. Mais tarde, realizaram uma turnê pela Europa, Oceanborn Europe Tour,[ na qual tocaram ao lado de grandes bandas, como Rage, Sinergy e Eternal Tears of Sorrow. A turnê passou pela Alemanha, Polônia, Holanda, Bélgica, Espanha, Suíça, Itália e Áustria, ao todo a turnê européia contou com 26 shows.

Videos:

http://www.youtube.com/watch?v=wvzMkY8Zxng
Nightwish-Dark Chest of Wonders

http://www.youtube.com/watch?v=scaL22Qz9LY
NightWish - Wish I Had A Angel Live
http://www.youtube.com/watch?v=6UztEfwHt14
Nightwish - Over the hills and far away
http://www.youtube.com/watch?v=GdZn7k5rZLQ

Nightwish - Amaranth
http://www.youtube.com/watch?v=hTdhXxxWREo
Nightwish - Bye Bye Beautiful
http://www.youtube.com/watch?v=MmKXHXgdwbk
Nightwish: "Sahara"
http://www.youtube.com/watch?v=T1iu4X25zrs
Nightwish: Nemo
http://www.youtube.com/watch?v=QQ8Fzd3eH0cww.youtube.com/watch?v=QQ8Fzd3eH0c
Nightwish: Ever Dream
http://www.youtube.com/watch?v=fRwz0RoJcJE
Nightwish - Wishmaster (Lowlands 2005)
Nightwish - The Kinslayer (Live)
Pesquisa cedida pelo amigo Pietro Francesco

Anette Olzon


A mãe que se torna uma estrela cada vez maior

De uma super mãe que faz biscoitos em casa à uma rockstar na frente de milhares de fãs. Anette Olzon já excursionou com o Nightwish por cerca de 18 meses. Não foi uma tarefa fácil substituir Tarja Turunen, vocalista do Nightwish por 5 anos .
As expectativas eram muito altas quando Anette Olzon foi apresentada como a nova vocalista do Nightwish. - Já que milhares de pessoas gastam seu dinheiro pra me ver, quero fazer um bom trabalho. Sou muito crítica comigo mesma e mesmo se a platéia gosta dos shows, ainda tenho um tempo grande pra pensar se nem tudo foi perfeito. Nos últimos meses ela aproveitou seu tempo livre e suas férias pela primeira vez em muito, muito tempo. O tempo ela gastou sendo uma mãe para seu filho. Tem havido muita vida em família na sua casa em Påarp. Alguns dias atrás ela voltou à turnê. Um pacote de 30 shows ainda resta da turnê de dois anos da banda. - É sempre difícil deixar sua casa. Mas agora consigo ver um fim para o túnel, desta vez. Desta vez meu filho também não estava tão triste de me deixar. Acho que ele está começando a entender que este é meu trabalho agora. Só tenho medo de que ele fique bravo comigo depois e pense por que eu não sou como as outras mães. O primeiro ano foi o mais difícil para a banda. Anette teve seu pior tempo, porque ela tinha de convencer os fãs de que era uma substituta adequada. O primeiro teste veio depois de alguns meses que o álbum "Dark Passion Play" foi lançado. O álbum foi gravado no espírito mais secreto e a única faixa a que os fãs tinham ouvido com ela era "Amaranth", que foi lançada um mês antes (Tá, de novo. Teve Eva também! ><) Exceto por alguns comentários maldosos, a recepção foi positiva. A banda ganhou quatro categorias no Emmaa Gaala, por exemplo "Melhor Banda" e "Melhor álbum". - Foi uma recompensa incrível. Os caras do Nightwish são heróis na Finlândia e era pela reação dos fãs finlandeses que eu estava mais ansiosa. Ela ainda se lembra do caos na mídia nos primeiros dias. Fotógrafos do maior jornal noturno Finlandês ficavam escondidos do lado de fora de sua casa em Påarp e uma Anette surpresa achou fotos de seu gato em revistas finlandesas.- Não é possível estar preparado para o que vai acontecer quando você aceita esse tipo de trabalho. É realmente muito distante do trabalho em escritório que você está acostumado. Quando está livre, a primeira coisa de que sente falta são os colegas de banda.- Nós excursionamos juntos por tanto tempo, agora. Eu acho que o Nightwish se tornou muito mais que um grupo desde que cheguei, e eu me acostumei a ter os meninos em volta de mim mesmo que não fiquemos juntos o tempo todo. Eles têm seus interesses e eu tenho os meus; fazer compras, por exemplo, eu tenho que fazer sozinha. Às vezes eles querem jogar poker no ônibus da turnê.Já é tempo de crescer no todo como uma rockstar. O Nightwish tem centenas de milhares de fãs ao redor do mundo. A maior histeria é na América do Sul, onde o último DVD da banda, "Made In Hong Kong", foi gravado. Naquele país a equipe do hotel está batendo na sua porta no meio da noite pedindo autógrafos, e os fãs ficam esperando fora do hotel até às quatro da manhã. - Foi muito difícil no começo, quase tive ataques de pânico. Então eu podia fugir e responder amaduadamente quando queria ficar sozinha. Ainda não gosto quando os fãs vêm e apertam minhas bochechas, mas aprendi como lidar com isso. E entendo os fãs. Eles querem conhecer seus maiores ídolos e é claro que ficam um pouco doidos, então. Num corte do DVD ao vivo em que os 5 membros da banda esperam pra entrar no palco, a enorme pressão é notada.- É difícil descrever a sensação de como estar lá, é ao mesmo tempo nervosa e cheia de empolgação. Quando o público mais tarde canta junto no show eles quase cantam mais alto que eu. Quando ela voltar para a Suécia em agosto, não viverá mais em Påarp.


A casa está à venda e ela já comprou um
apartamento em Helsingborg. - Vou começar a me mudar durante a turnê
o que significa que vou viver com as coisas incompletas por meses antes de poder viver lá. .*Anette Olzon sobre.......vida na turnê."Você sabe aonde está indo mas ainda não ao mesmo tempo, e de repente alguém vem e diz que você tem uma entrevista em meia hora. Eu fui forçada a utilizar um pouco da minha necessidade de estar sempre no controle. "....o vídeo do youtube em que ela deixa o palco chorando:."Era um palco pequeno e quando entrei a máquina de fumaça estava na minha cara. Eu fico com a minha membrana mucosa (???) molhada muito fácil e se tiver fumaça em minhas cordas vocais no fim perco a voz. Quando comecei a cantar percebi que não conseguia alcançar certas notas. Nós tínhamos excursionados por muitos meses, todos estavam cansados, e eu simplesmente senti que não poderia fazer isso. "....próximo passo com o Nightwish:."No outono vou fazer coisas por mim mesma, e não haverá muito Nightwish então, mas na primavera de 2010 nós agendamos o estúdio." Fonte: http://www.nightwish.com/forum/index.php?showtopic=39876&st=75

3 comentários:

  1. Buenas, eu aprendi a gostar de Nightwish depois que conheci a Márcia, e trocamos CDs.

    Eu dei um CD da banda alemã de heavy metal, Grave Digger, e ela me deu um CD com as músicas da Nightwish.

    As músicas são bastante interessantes e boas de ouvir, pois tem uma musicalidade perfeita.

    ResponderExcluir
  2. E aí blzzz......
    Estou passando p/ dar uma espiada e deixar marcado minha passagem......
    Achei bem interessante e vou tentar saber mais sobre vcs.....
    Um grande abraço.....

    Claudiomiro Veiga...

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcinha, gostei bastante do seu blog, estou te acompanhando se não se incomodar.

    tudo de bom
    Marco

    ResponderExcluir